sexta-feira, 26 de novembro de 2010

MANIFESTO DESPLANTE



Após alguns meses de desatualização do blog, retomamos hoje com a decisão de darmos continuidade ao projeto, mesmo sem a liberação do recurso do estado da bahia, o qual temos direito por se tratar de um projeto aprovado no edital de montagem de espetaculo de 2009 da Fundação Cultural do Estado da Bahia. REdigo aqui um manifesto na tentativa de contar com o apoio da classe artística de Salvador para a realização do projeto.

Salvador, 26 de novembro de 2010
MANIFESTO DESPLANTE

Prezados colegas e profissionais artistas do Estado da Bahia,

DEFLAGRO AQUI UMA CRISE GERAL. Manifesto e compartilho com vocês uma extrema sensação de IMPOTÊNCIA e uma extrema INDIGNAÇÃO com a CONDIÇÃO PÚBLICA E ESTATAL QUE AS POLÍTICAS CULTURAIS DOS EDITAIS DO ESTADO DA BAHIA SUBMETEM O PROJETO: “DESPLANTE” – escrito e idealizado por mim juntamente com a proponente oficial, a criadora-intérprete Isaura Tupiniquim, aprovado pelo edital Yanka Rudska, de montagem de espetáculo em dança de 2009. Não é a primeira vez que essa falta de respeito acontece – já acompanhamos casos de outros colegas da área que atuam aqui em Salvador – mas nosso caso chegou a um IMPASSE DRAMÁTICO.

Recebemos ontem, dia 25 de novembro, a notícia da Secretaria da Cultura (SECULT) de Salvador dizendo que não sabe o que fazer com nosso projeto, pois a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) NÃO TEM RECURSOS DISPONÍVEIS!! Essa informação chega para nós como uma bomba, pois esse recurso nos vem sendo prometido DESDE JANEIRO DE 2010, e estamos trabalhando desde o início do ano SEM RECEBER UM RECURSO SEQUER, com os apoios para ensaios na Escola de Dança da UFBA e na Escola Contemporânea de Dança.
O quadro que se esboça é dramático, pois já adiamos a estréia por TRÊS VEZES, assinamos o TAC QUATRO VEZES, TEMOS DATA MARCADA PARA ESTRÉIA DIA 19 DE JANEIRO, além de uma equipe de oito profissionais envolvidos no trabalho coletivo há meses. Fora isso, há um CONTRATO REALIZADO, EM MEU NOME, COM O MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA (MAM) – local onde iremos apresentar nosso trabalho - e cuja curadoria, rigorosa e exigente, conta com nossa OCUPAÇÃO do espaço DE 19 A 30 DE JANEIRO DE 2011.

Mediante essa crise instalada e contando com o apoio do MAM (que já está ciente do ocorrido), a equipe do DESPLANTE decidiu que É INVIÁVEL RECUAR E NÃO VAMOS NOS DESMOBILIZAR A CUSTA DE UMA INCOMPETÊNCIA DE ÓRGÃOS PÚBLICOS ESTATAIS DA BAHIA. Caso a questão não se solucione VAMOS INCORPORAR tais fatores “truncados” como uma questão na própria configuração do trabalho artístico como uma DENÚNCIA DE UM PROCESSO EM QUE O DESRESPEITO DOS ÓRGAOS PÚBLICOS DE FOMENTO COMPROMETEM O PRÓPRIO SENTIDO DE FOMENTO ÀS INICIATIVAS ARTÍSTICAS NESTE ESTADO.

Estamos ainda chocados e mobilizando diversas instâncias jurídicas e políticas para tentar encontrar ainda uma SOLUÇÃO JUSTA. De qualquer maneira, fica aqui o DESABAFO E O PEDIDO DE APOIO da classe, mediante as estratégias que formos encontrando - seja nas intervenções políticas mais diretas no processo burocrático, seja de grupos, coletivos artísticos, amigos e colegas que possam contribuir na execução do projeto com apoio em equipamento técnico de luz, som, divulgação, seja em contatos que viabilizem apoios em gráficas, etc.

POSSO PARECER IDEOLÓGICA, MAS A NOSSA ARTE, NOSSO TRABALHO E O QUE MOBILIZA NOSSOS CORPOS ENQUANTO PROFISSIONAIS DA ARTE QUE ATUAM NUM PAÍS COMO O BRASIL NÃO PODEM SER MEDIDOS PELO PREÇO DA INCOMPETÊNCIA E DA INJUSTIÇA DE UMA MÁQUINA ESTATAL MAL ADMINISTRADA.

**OBS. DESPLANTE é uma ação de movimento da dança flamenca que significa uma ação contrária a outra que predominava, algo que soa também como uma atitude de desvio, uma distorção, ou até mesmo desaforo, coragem, ousadia - entendido assim também no nosso português. Por ironia, quem nos fez o DESPLANTE foi a própria política pública que nos fez acreditar nesse projeto: uma ampla DISTORÇÃO de valores políticos, culturais, éticos, administrativos da política pública cultural. Respondemos a eles também numa atitude de DESPLANTE - com a ousadia e o desaforo de seguir, honrar nossos compromissos, mesmo sem as condições necessárias, ideais e justas as quais nós artistas, merecemos. Mas com a coragem de não aceitar que uma política injusta como essa nos cale e nem nos quebre as pernas. SEGUIREMOS CAMINHANDO - E SE PRECISO, SAPATEANDO EM ALTO E BOM TOM: EM DESPLANTE. olé.

Atenciosamente,
Laura Pacheco
Diretora-geral do projeto DESPLANTE

Um comentário:

  1. Amiga, somente agora eu li esse manifesto/carta/reação.Compartilho total e inteiramente de sua irritabilidade, postura e inconformismo frente a órgãos que nos limitam, castram e DESRESPEITAM a arte.
    Precisamos nos tornar mais ouvidos/divulgados e para isso estamos juntas, passei por isso durante 2 anos e sei exatamente o que você sente.FORÇA!
    O espetáculo será "espetacular", essa é estratégia, não deixar correr uma instabilidade proposta por quem gera recurso público!!!!!!!
    Estarei na segunda semana e te ajudo na divulgação.
    Conte comigo!

    ResponderExcluir