quarta-feira, 7 de julho de 2010
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.DESPLANTE.processo.experimentação.
possíveis.TRADUÇÕES.flamenca(s).
Este projeto foi contemplado pelo edital de montagem em dança 'Yanka Rudska'/2010 da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). Parte de uma investigação contemporânea em dança e performance no contexto das práticas culturais associadas ao flamenco, de modo a tangenciá-las com outros ambientes, corporalidades e subjetividades. É também uma possibilidade de experimentação artística prática, diante de questões teóricas acadêmicas que vem sendo levantadas numa dissertação de Mestrado que está em processo de elaboração no Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA, (Universidade Federal da Bahia) pela pesquisadora Laura Pacheco, sob orientação da profa. Dra. Jussara Setenta.
ficha técnica:
concepção e coordenação geral: laura pacheco
criação: cacá fonseca, isaura tupiniquim, laura pacheco, mateus dantas, pedro britto, tiago ribeiro
artista colaboradora: paula carneiro
assessoria de iluminação: miliane matos
design gráfica: cacá fonseca
produção e assessoria de imprensa:
laura pacheco e paula carneiro
texto (cena teclado) cedido por laura castro (www.cabidela.blogspot.com)
Ao abrir o blog olhei essa foto despretensiosa e lembrei de Itiúba, cidade do sertão baiano onde minha mãe nasceu. Detonou minha memória materna.
ResponderExcluirSegui pelo blog lendo e voltei a foto. A foto despretensiosa apresentava três pessoas (possíveis laura, tiago e isaura) e um boi. Sorri ao fazer essa relação, vi melhor os chifres do boi, as pontas do chifre.
A foto é simples, talvez tirada repentinamente, guiada pela memória, lembrança das touradas e ameaça do boi/touro. Justamente essa característica cotidiana, quase banal, quase desapercebida por estar tão perto me motivou a escrever sobre essa foto.
Numa mesma rua: carros, bois e pessoas. Ameaça e convívio em suspensão. O boi amarrado a uma corda está aparentemente solto e/ou aparentemente dominado, conduzido. Porém, nada impede do boi negacear e avançar em alguém, não há garantia nessa condução, nesse domínio. Fica aí a possibilidade/tensão do escape e do desvio.
Falando em escape e desvio, valorizo a presença das 3 pessoas e 3 cabeças de gelo no chão da rua. 3 pontas. Uma presença discreta de EXU abrindo as possibilidades de desvio e esgarçamento da foto/vida aparentemente banal.