quarta-feira, 21 de julho de 2010

RESIDENCIA ARTÍSTICA DE FLAMENCO COM MIGUEL ALONSO



Começamos essa semana nossa residência artística de flamenco com o bailaor cubano Miguel Alonso, grande "bailaor" flamenco e professor residente no Brasil atualmente (SP). A vinda do Miguel para Salvador tem sido de extrema importância para o projeto Desplante. Como ele é o professor com que eu aprendi flamenco e por ele tenho muita admiração e respeito, decidimos convidá-lo para essa parceria com o projeto Desplante. Trocamos algumas idéias sobre o projeto e sobre flamenco e começamos as aulas, experimentando no corpo as diversas nuances e estados corporais que alguns princípios de movimentos de flamenco nos provocam, estudando as linhas do flamenco, posturas, intenções, etc. Mesmo sabendo que a ideia do nosso espetáculo está longe de um flamenco tradicional, consideramos ser importante criamos um diálogo com a tradição, pensando nas diferentes leituras que cada um pode fazer com "seu olhar" flamenco num contexto contemporâneo.

Para aproveitarmos a vinda de Miguel Alonso para cá e incentivar o estudo dessa dança e o aprimoramento profissional dos que se interessam por flamenco em Salvador, criamos três workshops de flamenco para profissionais da área e alunos. E ainda: eu e miguel decidimos convidar/mobilizar todos os profissionais de flamenco de Salvador para participar de um espetáculo nosso, q acontecerá no teatro Vila Velha no dia 01 de agosto. É uma maneira de estarmos investindo também em formação de público e de estar proporcionando até mesmo para artistas em geral (inclusive os do projeto Desplante) a oportunidade de verem uma juerga bem flamenca, com direito a baile, cante, guitarra, cajón y todo!! OLÉ! VAMO YA!

Um comentário:

  1. Laurita,não estou cabendo em mim de tanta alegria.
    Uma iniciativa maravilhosa e sem dúvida,uma oportunidade muito importante para os praticantes e apaixonados pelo Flamenco da cidade de Salvador.

    ResponderExcluir