terça-feira, 8 de junho de 2010

FLAMENCO E BUTÔ - 1





esta é a primeira postagem de várias que pretendo fazer sobre aproximações q percebo entre flamenco e butô.

a primeira vez que percebi essa aproximação entre flamenco e butô foi no trabalho do bailaor Israel Galvan no espetáculo “Este final de estado de cosas”. depois, aqui em salvador, tive a sorte de conhecer o trabalho do dançarino japonês de butô Tadashi Endo no festival Viva Dança – que por sinal, é incrível... um dos trabalhos artísticos mais sensíveis que já vi.

ao perceber esses cruzamentos entre butô e flamenco, eu, Isaura e Tiago fomos investigar mais a fundo o butô com o Tadashi Endo em uma oficina em São Luis do Maranhão, no festival Conexão Dança.

observei alguns pontos em comum entre a corporalidade flamenca e a alguns padrões de movimento no trabalho de butô de Tadashi Endo como a DILATAÇÃO DO TEMPO ATRAVÉS DO MOVIMENTO + DENSIDADE E A OSCILAÇÃO ENTRE A FLUIDEZ E RUPTURA, por meio de movimentos bruscos e rápidos...
no trabalho dele, percebe-se algo que oscila entre a fluidez e a ruptura brusca de movimento, criando um efeito “STACCATO”, algo q transita entre a densidade e a suspensão... vejo isso no flamenco também.

essa dilatação podemos comparar ao “AIRE” flamenco ou alguma marcação de letras de baile jondos. já a idéia de RUPTURA associo a quebra de uma linearidade coreográfica através de uma outra partitura pela aceleração da velocidade do movimento. isso podemos encontrar no flamenco por algumas partituras de sapateados como os “REMATES” E os “RECORTES"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário